Um exemplo de projecto BIM na PERI
A PERI já apresentou exemplos atuais de projectos BIM em inúmeras feiras internacionais, utilizando um sistema de gestão de comunicação e de dados com duas aplicações: "Autodesk BIM 360 Glue" e "Autodesk BIM 360 Field". Os próprios sistemas da PERI estão integrados no "Autodesk BIM 360 Glue" via interfaces. Isto significa que todos os envolvidos no processo de planeamento e construção têm acesso ao mesmo tipo de informação através de interfaces fáceis de manusear. Desenhos, documentos e modelos do CENTRIO e do programa PERI CAD 3D podem também ser acedidos desta forma. Informações adicionais, como por exemplo sobre o material em obra, são fornecidas pelo portal do cliente myPERI.
Novos requisitos e soluções são comunicados rápida e directamente via "Autodesk BIM 360 Glue", o software de coordenação para o planeamento. Todos os envolvidos, desde o escritório do projecto aos fornecedores, recebem sempre as mais recentes informações do projecto. Isso ajuda a descobrir e analisar conflitos ou problemas de capacidade num estágio inicial.
As informações da fase de planeamento são disponibilizadas diariamente por meio do software de coordenação "Autodesk BIM 360 Field". Este programa oferece a possibilidade de transmitir e documentar tarefas, questões, listas de verificação, instruções, fotos e relatórios para a melhor comunicação entre o local da obra e o escritório.
Isto significa que o responsável da obra pode executar verificações de rotina com a ajuda de listas de verificação, pode documentar os itens abertos com o seu tablet e encaminhar para o capataz. Este último irá receber a mensagem directamente a partir do "Autodesk BIM 360 Field" e pode reagir de imediato. Se precisar para o seu trabalho de informação especial sobre o edifício ou documentos técnicos (instruções de montagem e utilização do material de cofragem em obra), pode aceder. Após a solução de problemas, ele pode finalizar os assuntos com fotos e comentários. O responsável da obra será automaticamente informado e poderá verificar o trabalho.
As unidades de cofragem pré-montadas são identificadas com um código QR, a fim de optimizar o processo de entrega. Isso torna possível registrar e verificar o material no local da obra, com o mesmo software, directamente, assim que chega. Além disso, os horários de funcionamento podem ser acedidos, por exemplo, e posições para a primeira utilização podem ser visualizadas usando o modelo de construção.