Esta ponte está inserida na Concessão Douro Litoral que tem como objectivo melhorar de forma significativa a mobilidade na Área Metropolitana do Porto, descongestionando a circulação rodoviária em toda a zona, já que será possível a deslocação entre as duas margens do rio Douro sem necessidade de atravessamento da cidade do Porto.
A concessão é constituída por 129 quilómetros de auto-estradas, na sua grande parte construídos a sul do rio Douro. O troço Picoto/Nó da Ermida, o qual inclui uma nova ponte sobre o Rio Douro próxima da barragem de Crestuma, tem como objectivo primário fechar a Circular Regional Exterior do Porto (CREP), unindo a A41/A42 com a A4 e A1.
Esta concessão inclui ainda a construção dos lanços S. João da Madeira/ Carvalhos, Gondomar/Covelo e a beneficiação dos troços entre Ameal/Leça do Balio, Coimbrões/Ponte da Arrábida, Nó de Santo Ovídio/Coimbrões, Carvalhos/Nó da VCI, Nó de Francos/Nó da VCI, Ponte da Arrábida (Norte)/Sendim, Espinho/Picoto, Ponte do Freixo Norte/Gondomar e Coimbrões/Ponte do Freixo Sul.
Prevê-se a conclusão do lanço Gondomar/Covelo (A43/IC29) em Agosto de 2010, tendo os restantes data de conclusão prevista para 2011.
Zagope