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Túnel Audi, Alemanha

Dados de Projetos

Localização: Ingolstadt, Alemanha

O chamado túnel Audi, a linha da recém-construída conexão de trem ICE entre Nuremberg e Munique, cruza uma parte das instalações da empresa do fabricante de automóveis Audi underground. Com relação a usinas de produção sensíveis à vibração, a ideia de uma jateamento de mineração do tubo do túnel não era uma opção. A construção foi realizada com o método de construção de corte e cobertura. Após a conclusão das paredes do diafragma e do fundo abaixo do solo, as paredes do túnel externo foram formadas de lado único e concretadas contra as paredes de retenção.

Requisitos

  • Montagem de formas de parede de face única contra betão de parede de diafragma
  • Concretagem rápida e precisa

Cliente

ARGE Tunnel/Einführung Ingolstadt
Walter Bau-AG, together with DYWIDAG underground branch, Munich and Ed. Züblin AG, Munich

Benefícios para o cliente

  • Conclusão dos segmentos de concretagem conforme cronograma
  • Cantoneiras PERI para montagem eficiente de laços para a utilização de armações
  • Para cada estrutura de chave, havia duas amarras do sistema DW 26 para suportar com segurança altas cargas (carga admissível 2 x 250 kN)

Soluções PERI

  • O ARGE, o consórcio construtor, utilizou elementos de forma para painéis TRIO e estruturas de cinta na área da seção transversal padrão. Eles foram produzidos especialmente para as exigências do projeto.
  • Projetado para uma altura de concretagem de 6,48 metros, duas unidades móveis foram conectadas com uma placa de preenchimento para um ciclo de concretagem de 10,20 metros de comprimento.
  • No início, a equipe do local de trabalho movimentava as unidades de forma separadamente, depois, no entanto, elas eram movidas em uma de ciclo para ciclo com a ajuda de uma talha de puxador.
  • A altura máxima de 9,60 metros foi concretada em duas etapas. Até uma altura de 6,55 metros, foram utilizados quadros de contraventamento e elementos de formas para painéis TRIO e, para o segundo passo de betonagem, os elementos TRIO nos suportes de escalada SKS 180.

Sistemas PERI utilizados