Aproveitamento Hidroeléctrico de Ribeiradio-Ermida
Dados de Projetos
Localização: Sever do Vouga, Portugal
A barragem de Ribeiradio é uma barragem de betão, perfil gravidade, com 76m de altura máxima e com um desenvolvimento de 262m. Estima-se que sejam utilizados 375.000m3 de betão e que entre em funcionamento em 2014.
Requisitos
A PERIcofragens projectou os sistemas de cofragem, consolas trepantes e de apoio e acessos do escalão de Ribeiradio.
Cliente
Ribeiradio-Ermida ACE
Benefícios para o cliente
- Painéis e consolas para betonagens a uma face permitem optimização de sistemas e ciclos de betonagem curtos
- Plataformas niveladas nas consolas permitem superfíciee amplas de trabalho e horizontais, mesmo em paramentos inclinados
- Redução de elementos perdidos
- Cofragem e escoramento que permitem uma rápida desmontagem e reposicionamento
Engº Pedro Amaral e Engº Domingo dos Santos Martin
Responsáveis de Produção
Soluções PERI
- A utilização de painéis PERI VARIO em conjunto com as consolas trepantes SKS180-TR para betonagens a uma face permite uma optimização de todo o conjunto e ciclos de betonagem curtos. Assim, têm-se painéis com 4.80m de largura máxima e 2.0m de altura, levando a uma optimização do painel de cofragem, da resistência das consolas e respectivas ancoragens. A utilização de plataformas niveladas nas consolas SKS180-TR permite ter sempre uma superfície de trabalho horizontal, mesmo em paramentos inclinados. A possibilidade da recuperação da barra DW da ancoragem permite a redução de elementos perdidos.
- Em betonagens a duas faces é possível a utilização de consolas KGF240 para apoio da cofragem, permitindo ter também amplas plataformas de trabalho. Quando há a necessidade de escorar cargas significativas são utilizadas consolas SKSF240 com ancoragens M36/DW26.
- As galerias interiores do corpo da barragem são executadas com cofragem PERI TRIO e escoramento com tensores SLS, permitindo uma rápida desmontagem e reposicionamento para a próxima betonagem, cumprindo os curtos ciclos de betonagem.
- Nos pilares utiliza-se cofragem PERI RUNDFLEX para garantir a geometria em parábola a montante. Na zona inferior dos pilares é utilizada cofragem PERI VARIO em conjunto com cimbre PERI UP ROSETT e consolas SB-A0+A+B+C de modo a conseguir escorar todo o pilar que se projecta para fora do paramento.
- Para acesso às frentes de trabalho utilizam-se torres de escadas PERI UP ROSETT, tanto entre blocos como acesso principal a montante do Bloco 10. Esta torre de escadas principal tem uma altura de aproximadamente 60.0m
- Para acesso às frentes de trabalho utilizam-se torres de escadas PERI UP ROSETT, tanto entre blocos como acesso principal a montante do Bloco 10. Esta torre de escadas principal tem uma altura de aproximadamente 60.0m