You are on PERI's international website. Click here to switch to PERI USA. Click here to view all PERI websites.

Reforço de Potência da Venda Nova III

Dados de Projetos

Localização: Vieira do Minho, Portugal

O terceiro reforço de potência da Barragem da Venda Nova, teve lugar no plano de reforço de capacidade hidroeléctrica da EDP, num valor estimado em 350 M€.
Instalada no rio Rabagão, aproveitando o excelente desnível de 420m, entre a capacidade das albufeiras criadas pelas barragens de Venda Nova e Salomonde, numa distância de apenas 4500m. 

Requisitos

Este reforço de potência irá equipar-se com dois grupos reversíveis com um caudal de 200 m3/s, num total de 736 MW de potência.
Trata-se de uma obra quase exclusivamente subterrânea, constituída por vários túneis, poços, galerias e pela caverna da Central, esta localizada a cerca de 400m de profundidade.
 

 

Cliente

Reforço de Potência da Venda Nova III, ACE

Benefícios para o cliente

  • Solução “chave na mão” de fornecimento e aplicação de cofragem
  • Curto prazo de execução
  • Solução do sistema de cofragem para diferentes geometrias
  • Elevado rendimento de montagem de conjuntos completo
  • Grande mobilidade de torres escadas para fáceis acessibilidades

Soluções PERI

A participação da Pericofragens nesta importante obra, envolveu uma solução “chave na mão” de fornecimento e aplicação de cofragem para a execução das ensecadeiras da Tomada de Água e Restituição.

Tomando um compromisso rigoroso onde o curto prazo de execução foi o elemento crítico e determinante no exercício de capacidade, obrigando a uma gestão dedicada e energética, dos demais recursos humanos e materiais envolvidos.

O método utilizado recorreu à gestão de projecto, fazendo a ponte entre as actividades de concepção e cálculo, logística, gestor de obra, parceiro de mão de obra e direcção de produção do ACE. Garantimos o sucesso da operação onde foram aplicados 7500m2 de cofragem correspondendo a 4000 ton de cofragem manipulada em obra das 700 ton de equipamentos fornecidos e 18000 m3 de betão depositados em apenas 6 semanas de calendário corrido

A solução técnica baseou-se na utilização de painéis de cofragem modular TRIO para execução dos paramentos e juntas das ensecadeiras. A opção tomada relativamente ao sistema de cofragem levou em consideração a possibilidade de execução do raio das ensecadeiras de forma poligonal com um desvio em flecha máximo de 20mm.

A solução do sistema de cofragem utilizado diferenciou-se nas duas ensecadeiras devido ao seu diferente desenvolvimento geométrico, obrigando a adoptar larguras diferentes de painéis a utilizar, nomeadamente na Tomada de Agua devido ao menor raio construtivo.

Uma vez permitida a realização da curvatura de forma segmentada, a utilização do sistema TRIO para execução dos paramentos das ensecadeiras permitiu um elevado rendimento de montagem do conjunto completo, ou seja, a incorporação da cofragem com o sistema trepante SKS. O equipamento de apoio e trepante utilizados, foram os sistemas SKS 180 TR e KG 130, sendo que para os paramentos a uma face se utilizaram consolas de barragem SKS com ancoragens dywidag d.20 com 500mm de comprimento nominal e para os sistemas de apoio regular de cofragem a duas faces recorreu-se a ancoragens recuperáveis M24 x 280.

A solução de arranque fora executada com método convencional recorrendo a esquadros SB1 de arranque e recurso a ancoragens ao interior do bloco do paramento. As acessibilidades foram realizadas através da aplicação de torres escada em sistema Rosett, com utilização de passador de segurança tendo em vista poder mobilizar as torres para vários pontos de acessos necessários.