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Metro de Argel - Linha e Estações

Dados de Projetos

Localização: ARGÉLIA, Argel, Portugal

Carros de cofragem para a execução das secções de betão

  • Para a execução dos 1.700 m da linha de metro, a PERI entregou dois carros de cofragem, de fabrico especial, desenhados e construídos especificamente para este trabalho.
  • Para a execução dos 150 m (aproximadamente) da “Estação Ali Boumendjel” a PERI forneceu um carro de cofragem de fabrico especial, desenhado e construído especificamente para este trabalho.
  • Para a execução dos 150 m (aproximadamente) da “Estação Place des Martyrs”, que está entre as 3 maiores estações de metro do Mundo, a PERI forneceu um carro do sistema de cofragem VARIOKIT, desenhado e construído especificamente para este trabalho.
  • Neste caso particular, a estação tem uma parte central com cerca de 60 m de comprimento e um raio de 13,55 m, ligada de ambos os lados por uma secção com raio de 8,25m e cada com uma extensão de cerca de 50m.
  • A solução de cofragem VARIOKIT adoptada pela PERI, permitiu ao cliente construir ambas as secções (diferentes) com o mesmo carro de cofragem, simplesmente suplementando ou reduzindo a secção com a introdução ou remoção de painéis de cofragem.

Requisitos

  • Carros de cofragem iguais para  os 1.700 m da linha de metro compostos por:

   - Carro metálico com 4 patas telescópicas e rodas orientáveis
   - Cofragem metálica com 10,10 m de comprimento e 4,46 m de raio (chapa de aço e = 6 mm), composto por              painéis de hasteais esquerdo e direito e abóboda
   - Sistema hidráulico, que consiste em 4 cilindros verticais, 4 cilindros de hasteais, 2 cilindros horizontais de                posicionamento transversal e 1 central hidráulica 
   - Sistema externo de vibração que consiste em 44 vibradores e circuito correspondente
   - Janelas de inspecção e bocas de betonagem
   - Cofragem de topo
   - Plataformas de trabalho e escadas de acesso
   - Cofragem de arranque (10,10 m comprimento para cada lado)
 

  • Carro de cofragem para execução dos 150 m da “Estação Ali Boumendjel”  composto por:

   - Carro metálico com 4 patas telescópicas e rodas orientáveis
   - Cofragem de aço com 5,10 m de comprimento e com 9,30 m de raio (chapa de aço e = 6 mm), composto por          painéis de hasteais esquerdo e direito e abóboda.
   - Sistema hidráulico, que consiste em 4 cilindros verticais, 4 cilindros de hasteais, 2 cilindros horizontais de                posicionamento transversal e 1 central hidráulica
   - Sistema externo de vibração que consiste em 42 vibradores e circuito correspondente
   - Janelas de inspecção e bocas de betonagem
   - Cofragem de topo
   - Plataformas de trabalho e escadas de acesso
   - Cofragem de arranque (5,10 m comprimento para cada lado)

  • Carro de cofragem para execução dos 150 m da “Estação Place des Martyrs” composto por:

   - O carro do sistema PERI VARIOKIT é baseado nas peças de catálogo do RCS, nas correias SRU e em                    tensores SLS
   - Cofragem VARIO com 5,10 m de comprimento e com raios diferentes adaptáveis de 8,25 m e 13,55 m
   - Contraplacado de 21mm e cambotas de madeira
   - Sistema Hidráulico
   - Sistema externo de vibração que consiste em 34 vibradores e circuito correspondente
   - Janelas de inspecção e bocas de betonagem
   - Cofragem de topo
   - Plataformas de trabalho e escadas de acesso
   - Cofragem de arranque (5,10 m comprimento para cada lado)

Cliente

GMAC

Benefícios para o cliente

  • Carros de cofragem de fabrico especial, desenhados e construídos especificamente para este trabalho
  • Carros de cofragem fáceis de manusear, robustos e com pouca manutenção
  • Ciclos diários de cofragem/descofragem simples e rápidos
Metro de Argel - Linha e Estações - Engº Vitor Cruz, Director de Produção
Engº Vitor Cruz
Director de Produção

A utilização do molde de cofragem PERI para realizar o revestimento definitivo do túnel do metro, permitiu-nos betonar 10m de túnel a cada 24h, com ciclos de cofragem/descofragem simples e rápidos, respondendo às exigências de qualidade e segurança. 
Estamos convencidos que a solução de cofragem da PERI para a estação "Place des Martyrs" (secção=400m2), que irá ser utilizada proximamente, estará à altura das nossas exigências e permitir-nos-á respeitar o plano da obra.

Soluções PERI

  • O carro de cofragem desenhado e construído pela PERI especificamente para este trabalho, teve de ir ao encontro dos diversos requisitos solicitados pelo cliente, em termos de facilidade de manuseamento, robustez e pouca manutenção.
  • Os carros da linha de metro terão em média uma utilização de cerca de 85 ciclos de betonagem cada. A qualidade de acabamento do betão está fixada num nível elevado de qualidade para todo este trabalho, bem como para todas as linhas que se prevêem num futuro desenvolvimento do sistema de Metro de Alger.
  • O mesmo se aplica aos carros de cofragem entregues pela PERI para ambas as estações, sendo a dimensão e a complexidade da Estação Place des Martyrs um verdadeiro desafio. Todos os carros de cofragem metálica foram desenhados sob o mesmo princípio, o que significa que a cofragem é auto-portante durante a betonagem, para que todas as reacções sejam transmitidas para a estrutura existente através do suporte de ancoragem de aço localizado na base da cofragem ao longo de cada lado.
  • O carro em si, funciona como meio de transporte e dispositivo de posicionamento e foi desenhado de forma a permitir o trânsito do equipamento em obra durante a sua utilização. 

 

O ciclo pode ser descrito brevemente em fases muito simples:

  • Posicionamento da cofragem - Elevar o carro da cofragem usando os cilindros verticais das patas telescópicas. - Abrir painéis dos hasteais actuando os respectivos cilindros - Ajustar a cofragem transversalmente usando os cilindros do carro, se necessário - Verificar a posição final com a ajuda da topografia (cliente) - Aplicar e apertar os suportes de cofragem - Aquando da posição final, desligar todos os hidráulicos - Aplicar a cofragem de topo.
  • Descofragem - Tirar todos os suporte do fundo da cofragem - Ao mesmo tempo retirar a cofragem de topo - Recolher painéis dos hasteais actuando os respectivos cilindros - Baixar o carro de cofragem usando os cilindros verticais das patas telescópicas - Mover o carro de cofragem até à próxima betonagem (com a ajuda do equipamento em obra — pelo cliente) - Iniciar o ciclo do posicionamento da cofragem novamente O equipamento de cofragem está preparado para realizar ciclos diários.