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Subconcessão do Pinhal Interior IC3

Dados de Projetos

Localização: Condeixa, Coimbra, Portugal

Integrada na empreitada do lote 3 da Sub Concessão do Pinhal Interior, a Ponte sobre o rio Ceira destina-se a vencer o vale do rio Ceira numa zona em que o mesmo se apresenta com uma forma muito cavada, resultando na definição de um traçado rodoviário com uma rasante a passar a cerca de 140 metros de altura ao leito do rio.
A ponte cruza a Estrada Nacional 17 e várias Estradas Municipais, sendo este um forte condicionalismo para a sua construção. 
A obra apresenta-se com 930m de comprimento entre encontros, com um vão principal de 250m no atravessamento do rio Ceira e da EN17, a uma altura da ordem de 140m em relação ao fundo do leito do rio. 
 

Requisitos

  • Em geral, a plataforma transversal do tabuleiro é constituída por duas faixas de rodagem, com a seguinte composição total: Vias 4 x 3.75m; Bermas interiores 2 x 1.00m; Bermas exteriores  2 x 3.00m; Separador central 0.60m; Passadiços 2 x 1.40m > Total 26.40m 
  • Em perfil longitudinal, a obra insere-se num trainel ascendente de 2.6%. 
  • Em planta, o traçado é composto por um conjunto de clotóides e curvas circulares, com a seguinte sequência:
    - até ao km 5+667.215 .............................A = 270
    - do km 5+667.215 ao km 6+135.813 ......R = - 700m
    - do km 6+135.813 ao km 6+239.956 ......A = 270
    - do km 6+239.956 ao km 6+339.956 ......A = 300
    - do km 6+339.956 em diante ..................R = 900m
  • A este traçado estão associadas inclinações transversais variáveis de – 7% a + 7%, sendo que estes correspondem às curvas circulares. 

Cliente

Consortium MEEC-OPWAY, ACE

Benefícios para o cliente

  • combinação da diversidade e versatilidade dos sistemas PERI 
  • trabalhos realizados de forma simples e segura
  • rotação constante da cofragem em diferentes superfícies de betão
  • redução de tempos e custos entre as betonagens
Engº Pedro Pinhal
Director de Obra

Este género de projectos implica sempre um profundo conhecimento dos sistemas e equipamentos que aliam um desempenho de excelência à melhor solução possível. 
Com a PERI e o seu reconhecido know-how é um prazer poder fazer parte desta equipa, tendo a garantia de que o objectivo é cumprido.

Soluções PERI

  • A intervenção da PERI na obra registou-se ao nível do fornecimento de estruturas de cofragem, cimbres, plataformas e andaimes, e também na execução dos respectivos projectos e acompanhamento em obra através do serviço de supervisão.
  • Foram projectados equipamentos para a execução das fundações, para as elevações de pilares e respectivos capiteis, para os encabeçamentos de pilar e aduelas 0 nos alinhamentos 2 e 3 da Ponte, para a viga travessa nos pilares P4 e ainda para a execução do tramo ao solo E1-P1.