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Subconcessão do Pinhal Interior Lote 10

Dados de Projetos

Localização: Tomar e Coimbra, Portugal

O investimento de 1.244 milhões de euros, contempla a construção do IC3, entre Tomar e Coimbra (incluindo a ligação a Condeixa), a conclusão do IC8, entre Proença-a-Nova e Perdigão, da EN 236-1 variante do Troviscal, ligação Cernache do Bonjardim-Sertã (IC8), da estrada EN238 Oleiros-Sertã (que terá uma extensão de menos seis ou sete quilómetros que a actual), e da via Lousã-Góis-Arganil-Coja (com ligação ao IC6). 

 

Requisitos

  • A PERIcofragens projectou os sistemas de cofragem, consolas de apoio, andaimes, plataformas de trabalho e acessos para os encontros, sapatas, pilares e capitéis dos viadutos V1 e V2.
  • No viaduto V3 foram projectados sistemas de cofragem, consolas trepantes e de apoio, escoramento, andaimes e acessos para os encontros, sapatas, pilares e aduelas zero.

Cliente

Divertec, Lda.

Benefícios para o cliente

  • betonagens em altura 
  • redução de operações com grua
  • utilização de amplas plataformas de trabalho
  • painéis de cofragem com área superior e ancoragens recuperáveis
  • redução de material perdido por betonagem

 

Engº Ricardo Ascensão
Director de Obra

Soluções PERI

  • Nos pilares do V1 e V2, com aproximadamente 30.0m, a opção de sistema de apoio recai sobre as consolas KG240 com ancoragens recuperáveis M24x280mm. No interior são utilizadas plataformas de apoio BR. A cofragem PERI VARIO permite fazer betonagens com uma altura de 4.50m.
  • Devido à altura dos pilares no V3 (cerca de 38m) a utilização de consolas trepantes SKSF240 mostrou-se a melhor opção, reduzindo as operações de grua, permitindo uma optimização dos equipamentos de obra. Este sistema de consolas permite também a utilização de amplas plataformas de trabalho, painéis de cofragem com área superior e ancoragens recuperáveis M36x450mm, anulando quase por completo o material perdido por betonagem.
  • Nos capitéis do V1 e do V2 o sistema de apoio utilizado é constituído por consolas SB e ancoragens com DYW passantes. Uma vez que os pilares têm uma espessura reduzida de parede, a utilização deste tipo de ancoragens evita que tenha que haver um reforço da parede de betão na zona das ancoragens. As compressões são transmitidas ao betão, enquanto que as tracções ficam contidas nas barras DYW passantes.
  • Este sistema de ancoragens é utilizado também nas plataformas de apoio das aduelas zero do V3. As plataformas de trabalho de grandes dimensões sobre as consolas SB são constituídas por vigas de madeira PERI VT20 e GT24, perfis metálicos HEB300, IPE330 e 2UPN200 (perfis standard RCS). Estas plataformas estão dimensionadas para resistir aos pesos próprios, sobrecargas de trabalho e pesos de betão, transmitidos pelo escoramento PERI MULTIPROP. Com a utilização deste sistema de escoramento é possível ter uma malha menos densa de prumos do que seria expectável, com cargas na ordem dos 65kN por prumo.